quarta-feira, 8 de junho de 2011

Passo-a-Passo dos Corsários – Parte I


[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Março (03/2011)]

Retomando o projecto dos corsários (que já devem estar mais que ansiosas por conhecer o resultado final), segue o passo-a-passo ilustrado:

Após decalcarmos o molde em papel vegetal, nunca esquecendo também das marcações auxiliares, como é o caso das zonas que vamos franzir (marcada entre os asteriscos) e dos respectivos pontos-guias de união das várias peças dos moldes, seguimos os seguintes passos:

1. Colocamos o molde sobre o tecido dobrado ao meio, com a face direita virada para dentro, conforme o plano de corte apresentado na revista (fig. 2), em que os moldes dos encaixes triangulares dos corsários ficam colocados sobre a dobra do tecido e têm de ser cortadas em 2x (vista exterior e interior). Deixamos 1-1,5cm de margens para as costuras.

Fig2Fig2

Nota: O molde da frente dos corsários tem de ser virado do avesso, de forma a rentabilizar o máximo de tecido.

2. Passamos as marcações somente na zona onde vai ter os franzidos, para que fiquem marcados nas duas peças (fig. 3 e 4), tanto na frente como de trás.

Fig3Fig4

3. Após testar o ponto da máquina, regulando o comprimento e tensão da linha, começamos por coser a costura central dos corsários, parte da frente e parte de trás, começando de baixo para cima (fig. 5), regulando-nos pelo calcador e/ou marcações que estão na base da máquina (fig.5.1). Abrimos a costura com o ferro de engomar.

Fig5Fig5.1

4. Para franzir as beiras superiores dos corsários, passamos um alinhavo de ponto regular sobre as marcações efectuadas no ponto 2. e basta puxar o fio até obtermos a medida necessária (fig. 6).

5. Entretelamos os encaixes exteriores dos corsários (fig. 7).

Fig6Fig7

 

No próximo post (parte II do passo-a-passo) será mostrado a união do encaixe exterior com a parte inferior dos corsários, incluindo também o encaixe interior.